Contacte-me
Email: Este endereo de email est protegido contra spam bots, pelo que o Javascript ter de estar activado para poder visualizar o endereo de email Telemvel: +351 915 244 747
Livros & eBooks
"Era uma Vez um Hambúrguer"
Receitas saudáveis, destinadas a criar momentos de magia entre as mães e os filhos.
Ler Entrevista
"Pela sua Saúde!"
Um guia com alimentos crus para rejuvenescer e emagrecer. Reflexões e sugestões.
Ler Entrevista
"Ho'oponopono"
O que o "Ho'oponopono"? Aprenda este mantra e os seus principios atravs deste eBook.
Fazer Download
"Limite Zero"
Como purificar pensamentos e aes negativas, deixando a mente livre para que a Lei da Atrao possa conspirar a favor do ser humano.
Fazer Download
O valor do alimento
Escrito por Isabel Costa   
02 / 01 / 2007

Sem alimento o ser humano não pode subsistir muito tempo (pelo menos desde o inicio da vida até aos dias de hoje assim é).

Contudo é urgente questionarmos o tipo de alimentação que dispomos hoje em dia. A maioria das pessoas facilmente aceita tudo o que a publicidade impinge, impregnado de uma visão de elegância, alegria e saúde sem procurar sequer informar-se sobre o valor nutritivo dos alimentos.

Image
Preocupámo-nos com as marcas da roupa, dos relógios, dos carros, mas não com a qualidade dos alimentos.
Preocupámo-nos com as marcas da roupa, dos relógios, dos carros, mas não com a qualidade dos alimentos.

A classe médica que eu respeito muito quando me deparo com profissionais competentes, sérios e preocupados com o bem-estar dos seus pacientes, por vezes não dispõe de informação suficiente relativa aos alimentos. Eu compreendo que os médicos têm que estar permanentemente actualizados com os medicamentos, as novas tecnologias e novas descobertas científicas não lhes deixando tempo para se debruçarem sobre a questão alimentar que de uma forma geral é um dado adquirido pela família e pela sociedade.

Contudo não compreendo quando tomo conhecimento de casos em que os pediatras recomendam um pouco de Coca-Cola para um bebé de 17 meses para aliviar problemas intestinais. E a mãe disse-me muito naturalmente que não sabia que a Coca-Cola tinha um valor terapêutico tão grande!!!

O que aconteceu à papa de arroz, ao chá de canela ou até mesmo ao chá preto que apesar de conter cafeína é muito menos nocivo?

Será possível? Será que não se questiona minimamente a informação transmitida pela publicidade? A Coca-Cola até pode aliviar problemas intestinais, mas estudos científicos já revelaram que é um dos grandes causadores de osteoporose infantil que existe cada vez mais em países como a Alemanha e os E.U.A.

E começamos logo a introduzir no paladar de um bebé este veneno? Crianças com 10 – 12 anos com osteoporose? É preciso repensar urgentemente o valor da alimentação!

A Coca-cola tem um valor de pH de 2,8 é extremamente ácida. Dissolve um osso colocado numa tigela em 2 dias, uma unha em 4 dias, desentope sanitas, elimina ferrugem de parafusos.

O xarope da Coca-Cola é transportado em camiões sinalizados com “Material Corrosivo”. O que é preciso mais?

Com o avanço da indústria e da tecnologia originou-se um consumo desenfreado de comida empacotada, embalada, plastificada. Tudo para facilitar a vida ao consumidor e dar lucro aos seus fabricantes.

Image
Afastámo-nos da alimentação saudável, baseada em produtos frescos como os legumes e frutas para preferir a fast-food, as pizzas, a comida de micro ondas.

Afastámo-nos da alimentação saudável, baseada em produtos frescos como os legumes e frutas para preferir a fast-food, as pizzas, a comida de micro ondas.

Sem dúvida que é prático, mas o tempo extra que possa proporcionar muitas vezes é investido nas novelas, no futebol, nos jogos de vídeo.

E com tudo isto é a nossa saúde que sofre. Surge o cancro, a diabetes, as doenças degenerativas e cardiovasculares. Todas elas podem ser prevenidas ou pelo menos minimizadas através de uma alimentação saudável, equilibrada e sem excessos.

É urgente repensar o valor da alimentação. A comida é o nosso combustível. Ninguém no seu perfeito juízo e atenção coloca gasóleo num carro preparado para gasolina sem chumbo, porque ele vai avariar. Contudo fornecemos ao nosso corpo todo o tipo de “combustível” e mesmo quando ele “avaria” continuámos a fazer os mesmos erros alimentares e esperámos que o médico ou o cirurgião tenham a solução milagrosa.

Em grande parte, o milagre está na escolha que fazemos em cada momento da vida. Saber comer de um modo equilibrado e saudável é sem dúvida uma grande escolha para o nosso corpo, para a nossa mente e para a sociedade.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >