Contacte-me
Email: Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email Telemóvel: +351 915 244 747
Livros & eBooks
"Era uma Vez um Hambúrguer"
Receitas saudáveis, destinadas a criar momentos de magia entre as mães e os filhos.
Ler Entrevista
"Pela sua Saúde!"
Um guia com alimentos crus para rejuvenescer e emagrecer. Reflexões e sugestões.
Ler Entrevista
"Ho'oponopono"
O que é o "Ho'oponopono"? Aprenda este mantra e os seus principios através deste eBook.
Fazer Download
"Limite Zero"
Como purificar pensamentos e ações negativas, deixando a mente livre para que a Lei da Atração possa conspirar a favor do ser humano.
Fazer Download
A música como terapia do corpo e da alma
24 / 03 / 2007

A música como terapia do corpo e da alma

Chegou a Primavera! Toda a Natureza desperta do prolongado sono de Inverno, "espreguiçando-se" nas suas variadas formas. Tal como as flores desabrocham nas suas variadas cores, tamanhos e formas exalando perfumes deliciosos, nós temos vontade de deixar as roupas do frio, arejar a casa, passear ao ar livre, sentir o sol numa bela tarde de domingo exibindo também uma nova imagem.

As aves deliciam o nosso sentido auditivo com o seu canto maravilhoso e também nós podemos seguir o seu exemplo neste inicio de Primavera despertando a nossa alma para a nova vida.

A música tem um efeito terapêutico muito profundo tanto a nível do corpo como da alma, contudo também pode ter um efeito muito destrutivo na nossa saúde se não estivermos atentos. Temos como exemplo "heavy metal" e "hard rock" que contêm mensagens subliminares e que influenciam o comportamento social sobretudo dos jovens, além de ser um tipo de ritmo que favorece o consumo de álcool e droga.

O cientista japonês Masaru Emoto realizou experiências com água de nascentes, colocando-as em diferentes recipientes deixando diferentes tipos de música a tocar. Horas depois fotografou os cristais dessas águas e verificou-se que a água exposta á música clássica e canções de amor exibiam cristais lindíssimos. Por outro lado a água exposta a "heavy metal" não formou nenhum cristal, tem uma imagem completamente distorcida.

Vários cientistas têm realizado o mesmo tipo de experiências com plantas e animais e a reacção é idêntica. As plantas murcham com vibrações negativas e os animais adoecem.

Portanto vamos despertar para o lado positivo da vida e utilizar a música como terapia para alegrar e curar a nossa vida. Diz o ditado português: "quem canta, seu mal espanta" e é uma grande verdade.

Não é preciso saber cantar, apenas expressar a alma. Pode ser no chuveiro, no carro, em viagem ou parados no trânsito, nas festas com amigos, no karaoke. As oportunidades são muitas, só é preciso é libertar-se do medo e preconceito.

Nunca se deve forçar a garganta ou gritar, cada um deve encontrar o seu próprio ritmo. Na realidade podemos olhar para isto como UMA VIAGEM DE AUTO DESCOBERTA!

O canto ajuda a descobrir um mundo mais tranquilo no nosso interior. Cante se estiver feliz, mas se estiver triste cante também!

Benefícios do canto:

  • Eleva a auto estima, auto controle e auto confiança;

  • Combate a timidez;

  • Melhora a comunicação em público e os relacionamentos interpessoais;

Em terapia:

  • Ajuda a tratar depressões, ansiedade;

  • Ajuda a diminuir síndroma de pânico;

  • Melhora problemas respiratórios;

  • Melhora problemas cordas vocais ( convêm ter acompanhamento com um terapeuta de voz);

A voz é a expressão da alma e da individualidade. As pessoas por vezes ficam temporariamente afónicas quando sujeitas a um grande trauma físico ou emocional.

Mantras

Os mantras são a vocalização de sons que estimulam os chakras, equilibram e libertam bloqueios emocionais e energéticos. São utilizados há milhares de anos em rituais religiosos, xamânicos e pelos praticantes de yoga. Qualquer pessoa beneficia desta prática e pode realizar a entoação de mantras em conjunto ou individualmente.

A silaba OM é considerada o som primordial do Universo, o que existiu, existe e existirá sempre. É a mãe de todos os sons. É um som sagrado.

Há várias formas de entoar o OM. Vou mencionar apenas 2 exemplos:

  • Repetição do som OM-OM-OM-OM-OM de um modo continuo por algum tempo (10 minutos pelo menos) estimula a concentração e a meditação.

  • "Ohmmmmmmmm". Inicia-se com a boca aberta ao pronunciar o "ohm" e depois fecha-se concentrando no M contínuo. Ajuda a recarregar energias.

Massagem de som com taças tibetanas

Esta massagem é tida como a massagem mais sagrada de Terra e têm sido utilizada em rituais de cura há milhares de anos pelos sacerdotes tibetanos e indianos. Dizem as lendas que é utilizada pelos lamas nas meditações mais profundas e nas suas "viagens" a outras dimensões.

As taças emitem sons e ultra sons e são constituídas por uma liga metálica que chega a ter 14 metais incluindo ouro, prata, platina e bronze. Conseguem fazer vibrar 5 tons em simultâneo mantendo a sonoridade durante vários minutos tornando-se assim um instrumento musical único.

O timbre da taça toca-nos a Alma. A vibração ecoa no nosso Eu mais profundo, apela á interioridade, desperta a criatividade e o potencial de cura que existe em nós.

Benefícios da massagem de som:

  • Ajuda a atingir um relaxamento profundo físico e emocional;

  • Adquire-se maior domínio interior para a resolução de preocupações;

  • Desbloqueamento energético e sensação de bem estar imediato;

  • Aumento da criatividade, concentração e capacidade de acção;

  • Reforço do sistema imunitário;

  • Libertação de padrões emocionais antigos;

Para concluir: qualquer actividade que proporciona prazer, liberta endorfinas, que são as substâncias químicas presentes no nosso corpo, responsáveis pela sensação de bem estar. O aumento de endorfinas no sangue ajuda a prevenir doenças, combater o stress e melhora a qualidade de vida.

Precisamos de nutrir o corpo e a alma com momento de alegria e prazer e isso não pode ser feito apenas com a comida caso contrário poderemos ter um resultado desastroso e pouco prazeroso a médio e longo prazo para a saúde e para a imagem.

Portanto: CANTEM, DANCEM, ENTOEM MANTRAS, RIAM, EXPERIMENTEM UMA MASSAGEM SONORA....

VIVAM A VIDA PLENAMENTE NESTA PRIMAVERA.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >