Contacte-me
Email: Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Telemóvel: +351 915 244 747
Livros & eBooks
"Era uma Vez um Hambúrguer"
Receitas saudáveis, destinadas a criar momentos de magia entre as mães e os filhos.
Ler Entrevista
"Pela sua Saúde!"
Um guia com alimentos crus para rejuvenescer e emagrecer. Reflexões e sugestões.
Ler Entrevista
"Ho'oponopono"
O que é o "Ho'oponopono"? Aprenda este mantra e os seus principios através deste eBook.
Fazer Download
"Limite Zero"
Como purificar pensamentos e ações negativas, deixando a mente livre para que a Lei da Atração possa conspirar a favor do ser humano.
Fazer Download
Newsletter Alquimia Alimentar, nº48
20 / 03 / 2014
Caros amigos e leitores
 
Desejo que se encontrem bem e felizes. Relembro este sábado (dia 22 das 15h ás 18.30) o workshop sobre o tema dos relacionamentos em parceria com a Sofia Martins e no qual vamos ter 2 palestras, um lanche com sobremesas saudáveis, meditação com taças tibetanas e um belo convívio na Associação Pétalas Cósmicas em Lisboa.
 
Esta semana trago informação de 2 temas: chufa e açúcar de coco.
 
A chufa é um pequeno tubérculo com formato idêntico á avelã, cultivada em Espanha, mas cujas raízes remontam ao Antigo Egipto e Pérsia sendo mencionada pelos seus benefícios digestivos e considerada uma bebida terapêutica por ser energética e diurética. Muitos estudos realizados na Universidade de Valencia revelam que pelo seu índice de ácido oleico ajuda a diminuir o colesterol e os triglicéridos e também exerce uma excelente acção como preventivo da arteriosclerose.
 
É um alimento natural e as suas propriedades organolépticas (textura, sabor, cor) proporcionam uma boa disponibilidade orgânica. Tem um grande poder antioxidante, pelo seu conteúdo em vitamina E e C e também é muito rica em minerais como fósforo, cálcio, magnésio, zinco e ferro. Tem um baixo conteúdo em sódio (o que é benéfico para pessoas com problemas hepáticos e com insuficiências renais leves) e não tem lactose nem glúten.
 
 

Quanto ao açúcar de coco, existem algumas marcas á venda em Portugal mas encontrei uma que para mim é a que tem melhor sabor e textura entre todas, é da OX Nature. O açúcar de coco é feito da seiva fresca que escorre do corte dos botões da flor do coqueiro. Esta seiva passa por um processamento mínimo através da evaporação e é uma fonte de vitaminas e minerais importantes como vitamina C, B1, potássio, ferro e zinco.

Este produto é produzido tradicionalmente e sustenta pequenas comunidades agrícolas, sem aditivos e não é refinado. O açúcar de coco tem um índice glicémico de 35 enquanto o açúcar branco comum tem um IG de 100! É importante escolher bem.

Podem encontra-lo á venda no Bem-Me-Quer restaurante vegetariano e mercearia biológica, no Corte Inglês e na Terra Pura.

Desejo-vos uma semana excelente.

Namaste

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >