Contacte-me
Email: Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Telemóvel: +351 915 244 747
Livros & eBooks
"Era uma Vez um Hambúrguer"
Receitas saudáveis, destinadas a criar momentos de magia entre as mães e os filhos.
Ler Entrevista
"Pela sua Saúde!"
Um guia com alimentos crus para rejuvenescer e emagrecer. Reflexões e sugestões.
Ler Entrevista
"Ho'oponopono"
O que é o "Ho'oponopono"? Aprenda este mantra e os seus principios através deste eBook.
Fazer Download
"Limite Zero"
Como purificar pensamentos e ações negativas, deixando a mente livre para que a Lei da Atração possa conspirar a favor do ser humano.
Fazer Download
ZEN 09/14 - O que é a alcoorexia?
09 / 09 / 2014

Image

Um comportamento mais comum do que se pensa.
 
É um distúrbio alimentar no qual se ingerem bebidas alcoólicas com o objectivo de não comer e, em consequência, conseguir emagrecer. Mais uma vez, o culto do corpo perfeito como passaporte para o sucesso, felicidade e prosperidade.
 
Aincidência deste distúrbio tem sido cada vez mais frequente entre jovens de 18 a 25 anos, sobretudo do sexo feminino (embora também afecte os homens), que procuram destacar-se pelas suas medidas corporais e assim entrar no mundo da moda e  televisivo.
 
Riscos para a saúde
 
Os riscos para a saúde são muito graves, mas, infelizmente, o desejo de emagrecer é mais forte do que o amor pela própria vida, perdendo-se a consciência total do caminho perigoso que estão a trilhar.Alguns profissionais da área de distúrbios alimentares consideram a alcoorexia como uma variação da anorexia, tendo em conta o grande número de mulheres anorécticas que abusam do álcool. Além disso, tal como na anorexia, o sintoma mais frequente é o descontentamento com o próprio corpo, embora sem distorção da imagem, e o sintoma social mais importante é a obsessão de sentir-se esbelta.
 
Nas mulheres um pouco mais velhas, entre os 25 e os 35 anos, a obsessão com o peso não é tão grave, embora de qualquer modo não queiram engordar e, como tal, substituem a comida pela bebida alcoólica, mas também existe uma sensação de liberdade e independência (ilusória) que acompanha o acto de beber álcool a nível social. Infelizmente, o excesso de álcool acaba por tirar todo o glamour que uma mulher bela e graciosa possa ter, pela figura triste que faz, sem saber o que diz, a figura cambaleante e, muitas vezes, acabando no hospital com uma intoxicação grave, coma alcoólico e até fracturas por quedas descontroladas. Onde está a liberdade e independência tão desejada? Uma noite descontrolada pode, na melhor das hipóteses, terminar no hospital com um cateter de soro no braço e desintoxicação estomacal, mas também pode terminar da pior forma com a perda de vida da mesma ou de outros inocentes que apenas seguem o rumo da sua vida tranquilos e, por vezes, encontram a morte com pessoas que vivem no desespero de encontrar um lugar de sucesso e glamour na sociedade.
 

Cuide do seu corpo
 
O organismo feminino não absorve o álcool da mesma forma que o organismo masculino, tornando-se assim muito mais susceptível a cirrose. A alcoorexia ainda não está definida como uma doença em particular ou um sintoma da moda, mas o facto é que é um comportamento altamente arriscado, podendo levar ao alcoolismo permanente e causar graves danos mentais, hepáticos, renais e, na realidade, uma vida muito longe do sucesso desejado. Além da substituição de alimentos pela bebida alcoólica (em geral bebidas destiladas), podemos observar outros sintomas como depressão, isolamento social, dificuldade de executar as tarefas profissionais, perda rápida de peso, ansiedade, insónia, desmaio, falta de apetite.
 
Tal como os outros distúrbios alimentares, é fundamental o apoio familiar, na abordagem do tratamento que deve ser multidisciplinar, com acompanhamento médico, nutricional, psicológico. Mas, a verdadeira cura só surge quando a pessoa reflecte sobre o propósito da sua vida e a sua verdadeira identidade interior, além de qualquer ilusão social.
 
O nosso corpo é o nosso veículo nesta vida e cada um tem uma viagem especial nele, quanto melhor cuidarmos do corpo, melhor será a viagem. Não a desperdice, é uma viagem de ida apenas.

 

 

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >