Contacte-me
Email: Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email Telemóvel: +351 915 244 747
Livros & eBooks
"Era uma Vez um Hambúrguer"
Receitas saudáveis, destinadas a criar momentos de magia entre as mães e os filhos.
Ler Entrevista
"Pela sua Saúde!"
Um guia com alimentos crus para rejuvenescer e emagrecer. Reflexões e sugestões.
Ler Entrevista
"Ho'oponopono"
O que é o "Ho'oponopono"? Aprenda este mantra e os seus principios através deste eBook.
Fazer Download
"Limite Zero"
Como purificar pensamentos e ações negativas, deixando a mente livre para que a Lei da Atração possa conspirar a favor do ser humano.
Fazer Download
Fruta
19 / 03 / 2008
Image

Considero a fruta um grupo de alimentos divinos, pois tem propriedades curativas, desintoxicantes e regeneram o nosso organismo. A fruta é o único alimento que estimula os nossos 5 sentidos. Por aqui mesmo também podemos analisar um aspecto interessante: o animal carnívoro saliva mediante a visão da presa, mas o ser humano não tem essa reacção perante a visão de um animal ou de um bife cru. Poderá ter perante a carne cozinhada e saliente-se muito bem temperada, pois quem é que deseja um bife grelhado sem sal ou qualquer condimento???

Contudo a visão, a textura, o odor da fruta estimula a nossa saliva. É para reflectir realmente em relação a quais são verdadeiramente os alimentos adequados ao nosso consumo.

A fruta proporciona os seguintes componentes:

  1. Água - entre 80 a 93% na maioria das frutas
  2. Açucares que são assimilados rápidamente sem precisarem de ser digeridos
  3. Fibras - benéficas para o trânsito intestinal
  4. Anti-oxidantes potentes que previnem o envelhecimento
  5. Minerais - especialmente potássio, magnésio, cálcio e ferro
  6. vários elementos fitoquimicos que previnem arteriosclerose, cancro, etc

Além disso, temos que ver que não contêm (ao contrário de alimentos de origem animal) colesterol, purinas (que contribuem para formação de ácido úrico), substâncias tóxicas (eventualmente residuos de pesticidas quando não é de origem biológica).

Para tirarmos o máximo proveito da fruta precisámos de reeducar alguns hábitos alimentares pouco saudáveis, como tal as seguintes sugestões são muito importantes e seguindo-as podem notar grandes diferenças na digestão:

  1. Comer apenas uma variedade de frutas de cada vez; a famosa salada de frutas origina uma fermentação alcoólica no organismo resultando em distensões abdominais e indisposições
  2. Não cozinhar fruta: além de perderem as vitaminas e enzimas, os açucares vão incompatibilizar-se com o resto dos alimentos

  3. Nunca comer fruta como sobremesa

  4. Preferir a fruta em jejum, a meio da manhã ou a meio da tarde ou então meia hora antes do almoço

  5. A banana deve ser consumida com pouca frequência e preferir da Madeira ou dos Açores. As bananas que chegam do hemisfério Sul foram colhidas verdes, apodrecem rápidamente e não são benéficas para o nosso organismo a não ser pontualmente.
  6. Avitar excesso de frutas tropicais, uma vez que são frutas que estão adequadas ao consumo dos habitantes de uma determinada região com determinadas necessidades fisiológicas e não para o mundo inteiro
  7. Especialmente no Verão é muito benéfico para o organismo escolher um dia por semana para comer apenas fruta, neste caso alternando ao longo do dia frutas doces e ácidas, mas apenas uma variedade de cada vez.
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >