Contacte-me
Email: Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email Telemóvel: +351 915 244 747
Livros & eBooks
"Era uma Vez um Hambúrguer"
Receitas saudáveis, destinadas a criar momentos de magia entre as mães e os filhos.
Ler Entrevista
"Pela sua Saúde!"
Um guia com alimentos crus para rejuvenescer e emagrecer. Reflexões e sugestões.
Ler Entrevista
"Ho'oponopono"
O que é o "Ho'oponopono"? Aprenda este mantra e os seus principios através deste eBook.
Fazer Download
"Limite Zero"
Como purificar pensamentos e ações negativas, deixando a mente livre para que a Lei da Atração possa conspirar a favor do ser humano.
Fazer Download
Destaque
  • Curso de Alimentação Holística
1 de Março das 19h às 22h às quartas feiras
 
Local : Instituto de Medicina Tradicional, Lisboa
  • Congresso Multidisciplinar sobre Alimentação Saudável
25 de Março das 9h às 19h - Loulé - Algarve
 
Tema : "Alimentaçao e Cancro"
Local : Centro de Interpretação de Monsanto
Contato para inscrição:  Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email  ou 915 244 747
Newsletter Alquimia Alimentar, nº72
17 / 06 / 2015

Caros amigos e leitores 

Desejo que se encontrem bem e felizes.
 
Esta semana é recheada de eventos:
 
Sessão de autógrafos do meu 2º Livro "Era Uma Vez Um Hambúrguer!"dia 18 ás 19.30 na Bertrand das Amoreiras em Lisboa com a presença da Margarida Pinto Correia (em representação da Clara Pinto Correia - autora das histórias do livro) e do Dr. Bernardino Guedes (médico de clinica geral e familiar).
 
Após a sessão teremos convívio com degustação e iguarias saudáveis. 
 
Dia 19 consultas de hipnoterapia (Isabel Costa) e aconselhamento alimentar (Márcia Almeida) no Tantra Lounge no Porto. Um trabalho desenvolvido em conjunto na abordagem de excesso de peso, distúrbios alimentares e outras situações emocionais que necessitem de uma abordagem especial.
 
Dia 20 (Academia de Mindfulness) e dia 21 (Tantra Lounge) das 10h ás 18h
Curso de Alimentação Holística 
 
Temas: 
  • obesidade: várias abordagens às causas
  • os 6 tipos de alergias
  • desintoxicar pela saúde, longevidade, beleza e vitalidade
  • programas de desintoxicação
  • emagrecer com sucesso
  • benefícios do limão e utilização prática
Aula prática com almoço e lanche incluído.
Valor por pessoa: 60 euros (inclui manual e refeições)
 
Para marcação de consultas: 220 999 428
Para inscrição nos workshops: 
Academia de Mindfulness: 918 260 562
Tantra Lounge: 220 999 428
 
Isabel Costa : 915 244 747
Márcia Almeida : 965 493 081
 
Desejo-vos uma semana feliz.
Namaste 
 
Newsletter Alquimia Alimentar, nº71
26 / 05 / 2015

Caros amigos e leitores

 
Desejo que estejam bem e felizes. Tenho estado um pouco ausente por um lado pelas diversas atividades que tenho realizado em várias zonas do país, por outro lado porque estive a preparar a publicação do meu segundo livro que tenho muito gosto em vos apresentar o mesmo neste momento.
 
Envio-vos também a minha entrevista na revista Zen Energy sobre o livro. Podem ler a entrevista clicando aqui: Entrevista ZEN: Isabel Costa, nutricionista e palestrante
 
 
Image

Sinopse do livro “Era uma Vez um hambúrguer!”

 Autora: Isabel Costa

Co-Autora: Clara Pinto Correia

 

Este livro foi concebido para chegar às famílias com crianças e jovens com intolerâncias alimentares nomeadamente ao glúten e lactose, mas ao mesmo tempo dirigido ao público em geral que pretenda fazer escolhas mais saudáveis e diversificar a alimentação.

Está divido em 2 partes. Na primeira consta o seguinte:

  • Uma reflexão sobre a alimentação atual
  • Dicas para as mães estimularem os filhos a comerem mais fruta e legumes e evitar alimentos prejudiciais
  • Preparação básica de algumas receitas
  • Substitutos do glúten e da lactose

 A segunda parte é composta por:

  • Receitas adequadas a cada estação do ano, com os alimentos característicos dessa mesma estação.
  • Histórias do imaginário sobre alimentos escritos numa linguagem atual pela co-autora bem conhecida do público (Clara Pinto Correia).

Ambas as secções contem histórias animadas que procuram estimular os jovens a terem uma alimentação mais saudável usando figuras do imaginário, mas também com referências a algumas figuras famosas da sociedade que inspiram os jovens.

As receitas não contem referência a carne ou peixe por esses alimentos serem facilmente conhecidos do público e deixando assim as alternativas mais saudáveis e por vezes mais difíceis para as mães apresentarem aos seus filhos de modo a que eles aceitem facilmente como é o caso dos legumes e às vezes até das frutas.

O livro é inovador e atrativo para jovens e adultos.  

O livro estará à venda na Feira do Livro em Lisboa a partir de 5ª feira onde será feita uma sessão de autógrafos no dia 10 de Junho. 

Poderá também ser encomendado e enviado por correio após transferência bancária.

Para mais informações sobre o livro poderão contactar-me diretamente através do e-mail  Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

Desejo-vos uma semana muito feliz.

Namaste 

 
Entrevista ZEN: Isabel Costa, nutricionista e palestrante
26 / 05 / 2015

Escolham uma vida mágica repleta de coisas boas e saudáveis

Isabel Costa é nutricionista, palestrante e colaboradora da revista Zen Energy. Nesta entrevista, apresenta o seu mais recente livro, Era Uma Vez um Hambúrguer, um manual de coisas boas onde se presta algum orientação às mães que já não sabem o que dar de comer aos filhos. 

A Organização Mundial da Saúde indica que mais de 90% das crianças portugueses e não só, come fast-food , doces e bebe refrigerantes, pelo menos 4 vezes por semana. Menos de 1% das crianças bebe água todos os dias e só 2% consome fruta fresca diariamente.

ZEN: Quais são as consequências deste facto desastroso?

IC: As consequências são realmente desastrosas. Em 1º lugar é o aumento da obesidade em larga escala com tudo o que acarreta a médio e longo prazo: diabetes, problemas cardiovasculares, problemas ósseos, etc. Estamos a criar uma geração com patologias tão graves que, segundo muitos cientistas e médicos, terá dificuldade para sobreviver aos seus próprios pais. Muitas vezes, falamos da preocupação em criar um planeta melhor para o futuro, mas estamos a esquecer é a qualidade física e emocional dos jovens que estamos a educar para esse planeta…

ZEN: Qual é o objectivo principal do seu livro?
 
IC: O objectivo principal deste livro é fornecer ideias de receitas saudáveis, destinadas a criar momentos de magia entre as mães e os filhos que irão permanecer para o resto da vida nas mentes de ambos. Tal como as histórias originais dos contos de fadas que nos contam até aos 7 anos nos ajudam a encontrar a sabedoria natural da nossa alma, e, com ela, a força para lidar com as situações mais complexas da vida, neste livro de receitas e histórias estamos a criar associações positivas entre os alimentos e o resultado que eles têm no nosso corpo – e, por decorrência, no corpo dos nossos filhos. As histórias foram escritas pela Clara Pinto Correia, numa linguagem moderna para as crianças e jovens com grande criatividade, como é característico dela.

Hábitos alimentares

ZEN: Relembra-nos no seu livro que, tal como indicam as várias estatísticas credíveis, 90% das nossas doenças tem uma origem comportamental. Quais são os hábitos que temos de nos livrar imperativamente?
 
IC: O consumo de açúcar, de gorduras hidrogenadas, fast-food , refrigerantes, tabaco, álcool, droga. Mas, isso não basta, precisamos de nos libertar de pensamentos e emoções que nos ‘envenenam’ diariamente.
 
ZEN: Há cada vez mais pessoas com cancro no mundo. Qual é a relação entre uma má alimentação e esta epidemia do séc. XXI?
 
IC: Muitos estudos têm indicado que uma dieta com um consumo elevado de carnes vermelhas e alimentos de origem animal e consumo reduzido de vegetais e frutas aumenta exponencialmente o risco de cancro ao passo que uma dieta vegetariana protege do mesmo. É claro que temos que considerar que o cancro não tem uma única causa, mas sem dúvida que a alimentação é o factor primordial, assim como o estilo de vida e comportamento.

Consumo de frutas e legumes 

ZEN: Que dicas tem para o consumo de frutas e legumes?
 
IC: Para crianças mais pequenas, fazer mousse com as frutas é uma excelente opção, mas também para as mais crescidas, por exemplo, uma mousse de chocolate que as crianças tanto gostam pode ser perfeitamente substituída por uma mousse feita com banana ou abacate, pêra ou pêssego (na época respectiva), à qual pode ser adicionado cacau cru, tâmaras e ficará um lanche ou uma sobremesa deliciosa e assim se vão mudando hábitos. Para os mais crescidos, colocar um pratinho com fruta já descascada e pronta a comer, ou até alguns palitos de cenoura, quando estão a estudar incentiva-os a comer, pois está ao lado, fácil de comer, poderíamos dizer ‘ fast-food saudável’. Por vezes, os jovens têm preguiça de descascar e cortar a fruta, mas se estiver pronta a comer, será mais fácil. Estabelecer um quadro de prémios associados ao consumo de frutas e legumes também é um bom estímulo, tendo em atenção que a recompensa não pode nem deve ser nunca comida conforto (tipo chocolates, gelados, bolos), mas sim uma actividade ou algo que seja educativo e prazeroso para toda a família. Dar parabéns às crianças por terem comido todos os legumes e frutas. Relacionar esta vitória com os super-heróis que são fortes, porque também se alimentam desta forma é um incentivo para os mais novos. Quem não se lembra do Popeye e dos espinafres? No livro, podem encontrar muitas sugestões sobre isto.
 
Teor de vitaminas e enzimas
 
ZEN: Refere no livro que os germinados têm grande valor biológico pelo elevado teor de vitaminas e enzimas. Que benefícios trazem?
 
IC: Os germinados têm um alto valor biológico, pois as vitaminas, minerais e antioxidantes ficam potenciados até 20 vezes pelo processo de germinação e, por isso, fortalecem o nosso sistema imunitário, protegem-nos de doenças graves (no conjunto de uma alimentação equilibrada, claro), estimulam os processos digestivos e também têm poucas calorias.
 
ZEN: Todos sabemos que frutas e legumes são muito saudáveis. Mas, o que acha dos problemas de saúde, até do cancro, que os químicos e pesticidas usados na produção dos alimentos para os proteger contra pragas e doenças, podem desencadear nos humanos?
 
IC: Os pesticidas e químicos podem desencadear muitas doenças, como alergias, problemas respiratórios, danos no fígado, cérebro e sistema nervoso, cancro. Quanto mais expostos estivermos a estas substâncias, maior será o risco. Parece que 99% das maçãs analisadas pelo EWG ( Envirnomental Working Group) nos EUA no 5º ano consecutivo tinham químicos. E a lista negra não se resume só às maçãs, mas inclui também: morangos, uvas, onde num só bago foram encontrados 15 pesticidas diferentes, além do aipo e dos espinafres, expostos a componentes tóxicos. Comprar produtos biológicos pode proteger-nos deste problema com incidências gravíssimas para a nossa saúde? Com certeza que sim. 
 
Incompatibilidades alimentares
 
ZEN: Pode falar-nos um pouco das incompatibilidades alimentares?
 
IC: As incompatibilidades alimentares são os conflitos bioquímicos resultantes da mistura de determinados alimentos na mesma refeição e que nos causam vários distúrbios digestivos, inchaços, sonolência, etc. Por exemplo, devemos evitar salada de frutas, porque contém frutas doces e ácidas, gerando uma fermentação alcoólica. Frutas e verduras também não combinam bem.  E muito mais. 
 
ZEN: Por que razão é tão importante comer frutas e legumes da época?
 
IC: Os alimentos característicos da estação do ano fornecem-nos mais vitalidade e saúde, uma vez que se encontram dentro do ciclo natural ditado pela sua programação genética – e, deste modo, também estão de acordo com as necessidades do ser humano na época e local em que se encontra. Acresce que, quando a planta amadurece no tempo certo, o seu sabor é mais intenso. As frutas, por exemplo, têm mais sabor, o aroma é fabuloso, e as suas polpas são mais sumarentas quando são consumidas na época adequada. Quando os alimentos são produzidos fora da estação, perdem as suas características naturais, e também parte do seu valor nutricional. Nestes períodos, têm necessariamente que ser tratadas com mais químicos, o que se tornam prejudiciais para a nossa saúde e para o meio ambiente. Por isso, em cada estação, há um forte conjunto de razões para aconselhar a procura dos alimentos da época. As receitas do livro estão estruturadas de acordo com as estações do ano e as frutas e legumes de cada época.
 
Intolerância ao glúten e à lactose
 
ZEN: Hoje em dia, há cada vez mais crianças e adultos intolerantes ao glúten e à lactose, o que torna a sua alimentação um desafio constante. o que se pode fazer?
 
IC: É importante fazer alguns exames, especialmente para ver se há alguma possibilidade de ter a doença celíaca e isso só se consegue confirmar com análises específicas ao sangue e até uma biopsia intestinal. Não existindo essa gravidade, pode-se fazer algumas alterações na alimentação, eliminando o glúten e lactose durante um tempo e depois voltar a consumir para perceber a reacção perante esses alimentos. O corpo fala! É preciso ouvir. A maioria das pessoas está tão habituada a ter sintomas de inchaços, distensão abdominal, flatulência, meteorismo que acham normal! Mas, não é normal, comer e ficar inchado é sinal de que ingerimos algo incompatível ou que não é benéfico para o nosso corpo. É fundamental escrever um diário o mais pormenorizado possível com todos os alimentos que se ingere e os sintomas nas horas seguintes após essa ingestão. Esta é uma excelente ferramenta de autoconhecimento não apenas do corpo, mas também das emoções, pois, em geral, a ingestão de comida-conforto está associada a emoções que queremos preencher ou ‘calar’. 

Substituição/alternativas alimentares 

ZEN: Que alternativas saudáveis há para substituir o açúcar?

IC: As alternativas mais saudáveis ao açúcar são a fruta fresca, os frutos secos (tâmaras, alperces, sultanas, figos) que podem ser hidratados e transformados em puré, açúcar de coco, geleia de arroz.

ZEN: Que alternativas existem para os queijos lácteos?

IC: Eu ensino no livro e nos workshops excelentes opções com amêndoa, cajus, pinhões, macadâmias e tremoço. Com estes ingredientes podemos obter preparados tipo ‘queijo parmesão’ cremosos ou mesmo ‘queijo’ de cortar à faca. São muito nutritivos e saudáveis. Adiciona-se acidófilos e temperos a gosto. Podem ser desidratados ou não.  

Conselho para uma alimentação saudável 

ZEN: Que conselho dá às mães  e geralmente aos pais que têm a consciência de que precisam melhorar a sua alimentação e das suas crianças mas, não sabem por onde começar?

IC: Em primeiro lugar, creio que é necessário parar, reflectir e, até, escreverem o que costumam comer. Verifiquem a quantidade de fruta, vegetais e legumes que comem diariamente. Leiam os rótulos dos alimentos que compram embalados! Evitem comer tudo o que não se deteriora naturalmente, é sinal que tem demasiados químicos. Informem-se. Hoje em dia, existem muitos workshops e aulas de alimentação saudável. Façam as vossas experiências nessa área. Permitam-se sair das crenças, da publicidade, da zona de conforto e dar um novo passo para uma vida mais saudável. O vosso corpo agradece, os vossos filhos também. Escolham uma vida mágica repleta de coisas boas e saudáveis. Está tudo ao nosso alcance!

 
Newsletter Alquimia Alimentar, nº70
28 / 04 / 2015

Caros amigos e leitores

Desejo que se encontrem bem de saúde e felizes. As minhas desculpas pela minha ausência, mas tenho estado a preparar a publicação do meu 2º livro que irei anunciar em breve.

Esta semana envio-vos o meu último artigo que saiu na revista Zen Energy no mês de Abril e a informação do  programa especial para redução de peso com a integração das duas áreas fundamentais para o sucesso do mesmo: alimentação e mente/emoções.

Clique aqui para ver o artigo: ZEN 04/15 - Conheça os alimentos antioxidantes

Já temos elaborado este programa em Lisboa com sucesso e na próxima semana estaremos no Porto dia 5 de Maio. 

Desejo-vos dias felizes e em paz.

Namaste 


Programa especial para redução de peso com as naturopatas Márcia Almeida e Isabel Costa

5 de Maio (das 9.30 ás 20h) no Tantra Lounge - Porto

1) consulta de orientação alimentar Holística - programa personalizado de acordo com os seus objectivo, gostos e necessidades específicas.

2) terapia de hipnose para redução de peso com duas fases: em primeiro lugar estabelecer novos hábitos  a vários níveis sem qualquer esforço. A terapia é realizada estando num estado de relaxamento profundo mas sempre consciente do processo. Numa segunda fase posterior trataremos as memórias que levaram ao excesso de peso e desequilíbrio alimentar.

Com este programa integrado pode atingir facilmente os seus objetivos sem dietas loucas, sem medicamentos, tirando o máximo proveito para a sua saúde e beleza, libertando-se do peso físico e emocional.

Valor do programa integrado: 65€

Orientação alimentar holística : 40€ (1 hora e meia) Terapia de hipnose: 50€ com oferta de gravação (1 hora e meia a 2 horas)

Tantra Lounge
R. das 12 Casas, 337 -1º Esq. Porto
Contacto: 223 254 781 ou  Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

Márcia Almeida - 965 493 081
Isabel Costa - 915 244 474 

 
ZEN 04/15 - Conheça os alimentos antioxidantes
29 / 04 / 2015
 
Neste artigo, tome nota de alguns frutos antioxidantes que lhe trazem benefícios para a saúde.
 
Image
Morango: uma fruta antioxidante
 
É uma fruta pobre em calorias e rica em propriedades. O seu efeito antioxidante foi avaliado pela sua capacidade de neutralizar radicais livres de acordo com várias investigações científicas realizadas nos EUA. Estes radicais podem ser gerados nas próprias células como resultado da actividade metabólica ou de outras causas, como stress, tabaco, medicamentos, etc. Esta acção antioxidante deve-se ao seu conteúdo em vitamina C, bioflavonóides e antocianinas. São muito benéficos em casos de:
  • Arteriosclerose: por evitar o depósito de colesterol nas paredes das artérias, pela sua carência em gordura e sódio (inimigos da saúde arterial) por um lado e, pelo outro, pelo seu elevado conteúdo em potássio (evitando a hipertensão);
  • Por serem diuréticos ajudam a eliminar o excesso de ácido úrico;
  • Pela sua fibra facilitam o trânsito intestinal. Como facilitam a circulação venosa também ajudam em situações de hemorróides. Devem ser evitados por quem tem reacções alérgicas aos morangos e também por pessoas que têm cálculos renais de tipo oxálico.
     
Aipo: refrescante e tonificante do organismo
 
É um alimento que pode ser consumido cru (em saladas), em sumos com outros legumes ou cozinhado em sopas, estufados, salteados. Por ser muito rico em sais minerais, ajuda a neutralizar o excesso de acidez no organismo, especialmente em casos de dietas muito ricas em carne. É muito importante o seu consumo em casos de:
  • Edemas (retenção de líquidos), cálculos renais, gota e ácido úrico, artrite;
  • Hipertensão;
  • Excesso de colesterol;
  • Diabetes – porque contém uma substância cuja acção é semelhante à insulina e faz descer o nível de açúcar no sangue (claro que não dispensa o tratamento 
    que a pessoa costuma fazer para este problema).
Image
Curgete: suavizante do tubo digestivo
 
Um alimento comum e, ao mesmo tempo, desconhecido nas suas propriedades. É um alimento que sobressai pelas suas qualidades suavizantes para o aparelho digestivo e também tem uma diurética. É benéfica acção em casos de:
  • Gastrites, colites, cólon irritável, dispepsia;
  • Dietas de emagrecimento;
  • Problemas cardiovasculares.
  • Pode ser utilizada em sopas, estufada, salteada, assada e comida crua em saladas ou em patês.
Melão: uma fonte de água nutritiva
 
A percentagem hídrica do melão varia entre 90 a 95%, mas a sua ‘água’ é uma fonte riquíssima de sais minerais, como potássio, ferro e magnésio. É indicado para problemas de:
  • Afecções urinárias, pois facilita a acção depuradora dos rins. Em situações de insuficiência renal numa fase muito inicial manifestada com retenção de líquidos e dificuldade de urinar; em cálculos renais que sejam causados por ácido úrico, pois o melão por ser alcalino ajuda a dissolver e eliminar os mesmos; nas infecções urinárias, pois ajuda a alcalinizar o meio ácido em que as bactérias proliferam;
  • Prisão de ventre crónica;
  • Estados de desidratação que acontecem em situações febris, sudação abundante ou diarreias causadas por gastroenterite.
Alimentos anti-cancro
 
Segundo o conhecido especialista norte-americano, Dr. Oz, existem alimentos (tais como, espinafres, couve-flor, brócolos, tomates e mirtilos) que revelaram ser produtos anti-cancro e que, por isso, não podem faltar na sua dieta diária ou, pelo menos, 3-4 vezes por semana para uma boa prevenção. Os mirtilos e os tomates podem ser consumidos diariamente para um resultado excepcional. O mirtilo é um fruto silvestre; as bagas de mirtilo, ricas em substâncias com um grande poder antioxidante, fazem desta fruta ‘a fruta da longevidade’. Este fruto tem-se verificado eficaz na prevenção contra doenças degenerativas, evitando o desenvolvimento do cancro nas células, mas também no tratamento de alterações de visão, problemas linfáticos e no fortalecimento dos vasos capilares.
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 36 - 40 de 252