Contacte-me
Email: Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email Telemóvel: +351 915 244 747
Livros & eBooks
"Era uma Vez um Hambúrguer"
Receitas saudáveis, destinadas a criar momentos de magia entre as mães e os filhos.
Ler Entrevista
"Pela sua Saúde!"
Um guia com alimentos crus para rejuvenescer e emagrecer. Reflexões e sugestões.
Ler Entrevista
"Ho'oponopono"
O que é o "Ho'oponopono"? Aprenda este mantra e os seus principios através deste eBook.
Fazer Download
"Limite Zero"
Como purificar pensamentos e ações negativas, deixando a mente livre para que a Lei da Atração possa conspirar a favor do ser humano.
Fazer Download
Destaque
  • Curso de Alimentação Holística
1 de Março das 19h às 22h às quartas feiras
 
Local : Instituto de Medicina Tradicional, Lisboa
  • Congresso Multidisciplinar sobre Alimentação Saudável
25 de Março das 9h às 19h - Loulé - Algarve
 
Tema : "Alimentaçao e Cancro"
Local : Centro de Interpretação de Monsanto
Contato para inscrição:  Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email  ou 915 244 747
ZEN 01/15 - Alimentação inteligente em tempos de crise
06 / 01 / 2015

Image

Uma vez que as despesas com a alimentação constituem uma fatia flexível do orçamento familiar, em alturas de crise, a qualidade da alimentação torna-se mais preocupante e o conhecimento revela-se uma excelente ferramenta para uma melhor escolha. 
 
Saber comprar, escolhendo as opções mais económicas sem perder a qualidade das nossas escolhas alimentares, deve ser o objectivo de qualquer consumidor.
 
Por vezes, as pessoas acham que comer bem a baixo custo não é possível e optam por um excesso de arroz, batatas ou massa que depois acarreta outros problemas como a obesidade.
 
A chave de uma alimentação saudável
Temos que considerar vários aspectos numa alimentação saudável e equilibrada, mas também que seja económica e amiga do ambiente.
 
  • Em primeiro lugar, devemos dar prioridade aos alimentos de origem nacional e da época, pois não só estamos a ajudar os nossos agricultores como também equilibramos o nosso corpo com a estação do ano. Hoje em dia, abusa-se de frutas vindas de outros continentes que, além de serem muito caras, são colhidas verdes e congeladas para poderem chegar às prateleiras dos nossos supermercados. Vamos optar pelas frutas e legumes da nossa região. Em segundo lugar, vejo muitas pessoas, até com poucas posses, que compram muitos refrigerantes, Ice Tea, cervejas. Substitua essas bebidas por água que é sempre saudável e económica e/ou limonadas feitas em casa sem açúcar.
     
  • A carne e o peixe podem ser substituídos por leguminosas, como feijão, grão-de-bico, favas, lentilhas. Um prato de arroz com feijão, além de ter todos os aminoácidos essenciais, é uma refeição saudável, saborosa e económica e não precisa de carne adicionada que só vai tornar a refeição desequilibrada e incompatível. Coma carne e peixe pontualmente que o seu corpo agradece e o ambiente também.

    Image

     
  • Se consumir bebidas vegetais, tais como, soja, arroz, aveia, amêndoa, faça-as em casa. Desta forma, poderá preparar a quantidade necessária, evitando desperdícios e ainda pode aproveitar a polpa dos mesmos para adicionar aos cereais do pequeno-almoço ou fazer sobremesas saborosas para os seus filhos.
     
  • Aproveite os talos dos brócolos e da couve-flor nas sopas. As ramas das cenouras, nabos, beterrabas também são excelentes adicionadas a sopas e os talos da salsa e coentros podem ser picadinhos e são um excelente tempero, não apenas as folhas.
     
  • Embora percam as suas propriedades, pode congelar legumes ou frutas, de modo a não desperdiçar. Se tiver frutas muito maduras, faça puré, compotas, batidos. 
     
  • Quando for às compras leve uma lista para não se deixar tentar, pelo que não precisa e que vai apenas satisfazer a sua fome emocional, mas prejudicar a saúde e a carteira
     
  • As crianças (e adultos) gostam muito de batatas fritas e embora não seja do melhor para a sua saúde, aproveite as cascas da batata (quando utilizar batata para sopas ou puré) e frite-as de vez em quando. Por incrível que pareça isto é uma entrada cara em alguns restaurantes em Lisboa.
     
  • Hoje em dia, ficamos muito dependentes de comida pré-embalada e processada disponível para consumo imediato, mas não só são mais dispendiosos como prejudicam a nossa saúde por terem muitos conservantes e químicos. Se pensarmos na nossa infância até ao final dos anos 70, 
    as compras eram feitas na mercearia da esquina ou no mercado local e não existiam todas as comidas embaladas que temos hoje e que achamos indispensável. Vivíamos com o que a Natureza nos dava em cada época e a transformação alquímica de tudo era feito nas nossas cozinhas pelas fadas mãe e avó.
     
  • Recentemente, participei num evento no Parlamento Europeu e para minha grande surpresa, no refeitório gigantesco do mesmo, corriam permanentemente em LCD informações alimentares, alertando para a necessidade de redução de alimentos de origem animal, preferindo os de origem vegetal, pratos coloridos e variados e também uma grande chamada de atenção ao desperdício alimentar, de modo a que cada um coma apenas o que necessita sem deitar comida ao lixo e também tendo em atenção a importância da reciclagem, com as embalagens usadas.
Saúde, vitalidade e evolução interior
 
Estamos a viver uma era não apenas de crise, mas principalmente de mudança de valores e quem evolui agradece, quem não evolui sente-se em crise! Por fim, a pergunta fundamental: qual é a chave de uma alimentação saudável? É a que nos proporciona saúde, vitalidade, energia, alegria, evolução interior, mas também que ajude a criar uma sociedade mais saudável e um planeta em que os nossos descendentes possam viver e ser felizes.
 
Newsletter Alquimia Alimentar, nº66
14 / 12 / 2014
Caros amigos e leitores
 
Desejo que se encontrem bem e felizes. Estes últimos tempos tem sido repletos de viagens e eventos e por isso tenho estado um pouco ausente. Como tal gostaria de partilhar convosco algumas das últimas actividades.
 
Como Embaixadora da Paz (nomeada pela Federação das Mulheres para a Paz Mundial) fui convidada a participar num evento no Parlamento Europeu (em Bruxelas) realizado em conjunto com a World Youth Alliance cujo tema foi "Juventude e o futuro da liderança: o papel da família em formar cidadãos responsáveis".
 
 
Neste evento participaram alguns eurodeputados, representantes de várias associações europeias e centenas de pessoas de todos os países da Europa.
 
 
Depois do evento no Parlamento as palestras continuaram com palestrantes de várias áreas focando em atitudes positivas e de desenvolvimento pessoal.
 
 
Neste evento também foi apresentado a nível europeu o projecto das "Queridas Lancheiras" que suscitou muito interesse e apoio da parte de várias associações europeias. Este projecto das vegan Chef Portugal tem como objectivo ajudar as famílias na preparação de refeições saudáveis para os seus filhos, mas a par disso procura dar ferramentas para o desenvolvimento do caracter das crianças.
 
Também estivemos de novo no programa da RTP 1 "Há Tarde" com o Herman José e Vanessa Oliveira que se deliciaram com as iguarias das Vegan Chef (eu e Márcia Almeida). Envio-vos algumas fotos.
 
 
Além disso temos feito catering para vários eventos em empresas e no Lisbon Yoga Festival.
 
 
Na próxima semana trago algumas sugestões para o Natal.
Até lá desejo-vos dias felizes.
Namaste
 
Newsletter Alquimia Alimentar, nº65
09 / 11 / 2014
Caros amigos e leitores
 
Desejo que se encontrem bem e felizes.
 
Esta semana tal como prometido, envio-vos um artigo que escrevi sobre pré-bióticos, probióticos e simbióticos. Poderão ler o artigo clicando aqui: Pré-bióticos, probióticos e simbióticos
 
Nos dias 14, 15 e 16 estarei no Porto juntamente com a Márcia Almeida e poderão marcar consultas de naturopatia e aconselhamento alimentar connosco no dia 14 de manhã na Academia de Mindfulness e de tarde no Tantra Lounge.
 
Os cursos de alimentação que vamos começar com um ciclo de 6 meses serão dados no dia 15 (sábado) na Academia de Mindfulness e no dia 16 (domingo) no Tantra Lounge.
 
Os horários, conteúdo e valor são os mesmos em ambos.
 
Para marcação de consultas ou inscrição para workshop deverão contactar diretamente os locais.
 
Academia de Mindfulness
R. S. João Bosco, 357 - Porto
Contactos: 910 779 337 ou academiademindfulness@gmail.com
 
Tantra Lounge
R. das 12 Casas, 337 - 1º Esq. - Porto
Contactos: 220 998 428 ou  Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
 
Também podem entrar em contacto connosco para esclarecimento de alguma dúvida: 965 493 081 (Márcia Almeida) ou 915 244 747 (Isabel Costa)
 
Para mais mais informação sobre os cursos no dia 15 e 16, clique: 15 e 16 Novembro - Aula de Introdução: Saúde e Alimentação - Porto
 
Desejo-vos uma excelente semana.
Namaste
 
15 e 16 Novembro - Aula de Introdução: Saúde e Alimentação - Porto
09 / 11 / 2014

Formadoras: 
Márcia Almeida  e  Isabel Costa

Manhã 10:00h - 12:30h:

  • Porque adoecemos? Como inverter o processo da doença.
  • Como libertar-se da alimentação emocional e ser feliz.
  • Acidez/alcalinidade
  • Patologias do estômago, fígado e vesícula
  • Como tratar-se com a alimentação para estas patologias.
  • As causas emocionais das doenças
  • Culinária e degustação
  • Almoço (incluído para quem participar todo o dia)

Tarde 14:30h - 1​8:30h:

  • Patologias do intestino, causas físicas e emocionais
  • Como tratar-se com a alimentação
  • Como germinar alimentos.
  • O mito do leite e da proteína
  • Como preparar em casa substitutos dos lacticínios.
  • Incompatibilidades alimentares
  • Os 8 pontos de estilo de vida saudável 

Culinária e degustação

Valor: 35 euros cada workshop + 10 euros almoço

60 euros o dia todo com almoço incluído 

Manual fornecido com toda a informação.

 
Pré-bióticos, probióticos e simbióticos
09 / 11 / 2014
Hoje em dia fala-se muito destas substâncias, mas por vezes não é muito clara a função de cada um. Os pré-bióticos são fibras não digeríveis mas que fermentam no intestino e estimulam o crescimento e vitalidade das bactérias probióticas. Estas fibras desempenham várias funções no nosso organismo:
  • Melhoram o trânsito intestinal consequentemente diminuindo os inchaços abdominais tão frequentes
  • Ajudam na prevenção e melhoria dos problemas de colesterol elevado
  • Ajudam a melhorar e aumentar a absorção de vários minerais
Estão presentes em vários alimentos:
  • Na pectina das maçãs, cenouras, frutas cítricas, lentilhas, ervilhas
  • FOS (frutooligosacarideos) presentes nas cebolas, alho, tomate, banana, mel, alho francês, grão-de-bico, tremoço
  • Inulina presente na raiz de chicória, no alho, cebola, espargos e alcachofra

Os probióticos são microorganismos vivos, bactérias que habitam o nosso intestino protegendo-o de outras bactérias nocivas e são muito importantes para o bom funcionamento intestinal. É interessante que a palavra “probiótico” deriva do grego “pró-vida” em oposição a antibiótico que significa “contra a vida”!
 
Existem muitos probióticos, mas os mais conhecidos são os Lactobacillus e Bifidobacterium. Podemos encontra-los em alimentos disponibilizados no mercado como iogurtes, ou na forma de pó ou cápsula. Mas, além disso existem em muitos alimentos fermentados e que podem ser preparados em casa como:
  • Chucrute (ou sauerkrat)
  • Kimchi (originário da Coreia)
  • Pickles caseiros
  • Kombucha
  • Natto, Tempeh e Miso (normalmente são comprados pois o seu processo de fermentação é demorado e exige determinadas características na sua preparação)
Estes alimentos ajudam a diminuir o risco de doenças intestinais como cancro de colon, colite ulcerosa, síndroma do colon irritável, doença de Crohn, mas naturalmente que uma dieta saudável e equilibrada deve ser o modo de vida habitual e não apenas consumir estes alimentos em paralelo com outros nocivos.
 
Os simbióticos são produtos que associam os pré-bióticos e os probióticos intensificando o efeito dos dois. São prioritariamente utilizados em disfunções intestinais e outras situações decorrentes das mesmas como é o caso de candidíases e como protector do intestino em terapêutica com antibióticos.
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 41 - 45 de 249